MAS-O-QUE-É-MESMO-BRANDING

 

Você já deve ter se perguntado, visto e ouvido algumas menções a respeito. Há quem se refira à criação de elementos gráficos como “branding”. No entanto, o Branding é muito mais que a representação visual da sua marca.

Para chegarmos a uma definição consistente, precisamos entender a marca (brand em inglês) como mais que um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação deles, mas como a experiência total que seus esforços e os de seus colaboradores e parceiros atribuem a seu negócio. A Marca de sucesso é mais que simbolismo; é reputação e sentimento de satisfação, é o conjunto de lembranças boas e relacionar-se, criando expectativas, fazendo promessas e cumprindo-as. A Marca forte, no mercado e na mente das pessoas é aquela que faz promessas e as cumpre, cria expectativas e trabalha sempre para superá-las.

Assim adentramos à atmosfera do Branding como uma estratégia de gestão que abrange todas as experiências da marca com aqueles a quem ela alcança – clientes, parceiros, a sociedade, o estado e até os concorrentes.  A essência do Branding visa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca relacional, que tenha valores e reputação, personalidade e identidade. A gestão de Branding desenvolve-se pelo planejamento e aplicação de ações e recursos com o objetivo de criar diferenças relevantes que geram valor mútuo, seja para a empresa, para os clientes e/ou para os stakeholders*

 

* funcionários da empresa, gestores, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas, de alguma forma, relacionadas com a marca.

 

Por Yuri Werneck – Gestor de Marketing

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