design-thinking-capa2

Podemos definir Design Thinking como um conjunto de princípios que podem ser aplicados por diversas pessoas a uma ampla variedade de problemas/questões, incluindo negócios, marketing e vendas. E, contudo, vai muito além disso. Traduzindo ao pé da letra, Design Thinking significa o “Pensar do Design” ou “Pensamento à maneira do Design”. Seu foco é a criação de pensamentos focando em melhorias de um meio estudado. Um Design Thinker  - profissional que pensa os problemas à maneira do Design – não está ocupado apenas com a resolução de um problema relacionado à área do Design, mas tratando problemas à luz das boas práticas e teorias do Design.

Design Thinking é um processo exploratório, no qual novas descobertas surgem trazendo novas ideias a serem exploradas. Essas descobertas motivam a equipe e trazem novos insights que apontam para novos rumos promissores. Também existe a possibilidade de perceber determinados caminhos e soluções existentes como improdutivos. Neste caso recomendamos partir em diferentes direções, mesmo que isso custe tempo, considerando que é melhor mudar e alcançar o sucesso do que permanecer estagnado.

São analisadas restrições como: O que é funcional num futuro próximo? Qual a possibilidade de execução? E qual atração/necessidade as pessoas sentem pelo produto ou serviços a serem desenvolvidos? Esses fatores poderão ser repensados ao longo do projeto, com ênfase nas necessidades humanas fundamentais. Essas restrições são trabalhadas com criatividade e o foco é mudado do problema para o projeto, uma vez que o projeto é o que leva a ideia do conceito a realidade.

Um processo de Design Thinking diverge de práticas de negócios tradicionais, pois não é previsível e tedioso, é flexível e interdisciplinar. Esse diferencial permite a liberdade de pensamento que vem a inspirar pessoas e incentivar ideias coletivas, fazendo com que o sucesso seja alcançado, inevitavelmente. O grande desafio dos Design Thinkers é identificar as necessidades latentes de seus clientes  e  ajudá-los a viabilizar e articular soluções criativas de alto valor percebido.

 

 

 

Compartilhe