Capa Cores

 

A correta utilização das cores é uma poderosa estratégia de vendas de produtos, cerca de 60% da decisão do comprador se baseia na cor. A publicidade atua de forma a utilizar a psicologia das cores para criar o maior impacto possível. No Design não é diferente, o principal objetivo é passar uma sensação ou ambientação em torno de um produto e/ou material gráfico gerando expectativas e sugerindo características únicas e atrativas.

Na hora de pensar uma marca, vemos que a cor é um importante dispositivo para estimular a associação e diferenciação, influenciando nitidamente no seu significado e nas sensações transmitidas. A escolha de cores para uma identidade necessita de entendimento de teoria das cores e noção dos significados e percepções almejados. Uma marca pode possuir mais de uma cor, como variação a ser utilizada em sua logo e/ou como auxiliar da cor principal para diferenciar produtos ou linhas de negócios dando apoio aos objetivos da comunicação.

A percepção das cores pode ser altamente subjetiva. O que para algumas pessoas é uma cor para outras pessoas pode gerar outra percepção. Alguns estudos psicológicos sugerem que a cor atua diretamente em aspectos de nosso corpo e cérebro através de associações linguísticas. Contudo, alguns cientistas afirmam que as cores podem sim nos afetar independente do condicionamento social e cultural, atuando no subconsciente e produzindo certos significados “naturais”. As cores possuem significados e transmitem sensações baseadas na natureza, de forma a várias culturas a perceberem coletivamente. Por exemplo, em várias culturas o azul (cor do céu) transmite o sentimento de calma e o amarelo (cor do sol) passa a sensação de energia.

A utilização das cores e seus significados no Design podem variar conforme o contexto e o produto a ser vendido, que pode ser uma embalagem, a representação gráfica de uma marca, ou até mesmo um ambiente. Dessa forma apesar dos significados estipulados para cada cor, deve-se analisar cada situação para a aplicação das cores da maneira mais agradável, memorável e certeira.

 

Significado Cores







 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe