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Ao olhar para o Marketing com a intenção de “achar um sentido”, seja de um comercial, uma embalagem, ou um cartaz, é comum associar significados aos símbolos presentes. O significado que atribuímos a objetos pode variar conforme a nossa experiência prévia.

Para auxiliar nessas compreensões relacionadas ao simbolismo recorremos a uma disciplina conhecida como Semiótica, que estuda os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. A Semiótica estuda os signos, símbolos e a atribuição de significado a eles, revelando-se uma recurso importante no Marketing e, especificamente, no Design e na Publicidade  para fortalecer as relações entre o público alvo e os produtos ou serviços a ele disponibilizados.

Toda mensagem de Marketing possui três componentes básicos ligados à Semiótica: objeto (produto a ser anunciado), signo (imagem que representa os significados) e tradução (significado derivado). Os signos podem estar relacionados a objetos de três formas: Se assemelhando ao objeto, estando conectado com ele ou sendo convencionalmente ligado a ele. Um símbolo é um signo que, através de associações convencionais desenvolvidas e exploradas pelo profissional de Marketing, Publicidade e Design, se relaciona a um produto/serviço.

 

 

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